No sábado, 14 de novembro, a Dental Uni promoveu uma ação social em prol da saúde bucal dos imigrantes residentes em Curitiba, que contou com a presença de mais de 50 voluntários, também apoiadores e patrocinadores, entre colaboradores da Dental Uni, voluntários do PBMIH da UFPR e dentistas cooperados.
O projeto “O Mundo Pode Sorrir”, nasceu em sala de aula pelas mãos dos alunos do curso de pós-graduação em Gestão da Saúde Odontológica da ISAE/FGV, apoiado pelo Sistema Ocepar, que tocados com a situação precária em que se encontram os imigrantes, decidiram levar atendimento com avaliações epidemiológicas, profilaxia (limpeza), direcionamento a especialistas – quando houvesse necessidade, além de palestras de prevenção à saúde bucal e atividades para envolver todas as idades.
O evento foi realizado ao lado do Campus Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro), das 8h às 18h e contou com as cinco Odontomóveis – consultórios móveis completamente equipados para realizar atendimentos odontológicos no imigrantes. Além da triagem e atendimento, o diretor clínico da Dental Uni, Dr. Eduardo Carrilho ministrou palestras de prevenção à saúde bucal para os participantes.
Voluntários do PBMIH - Portugues Brasileiro para Migração Humanitária da UFPR e alunos haitianos mais avançados no portugues auxiliaram na tradução da línguagem dos imigrantes. Cooperados da Dental UNI que se voluntariaram para prestar atendimento gratuitamente no evento, e posteriormente em suas clínicas, em caso de necessidade. Ao final do dia, a ISAE/FGV realizou uma palestra sobre empreendedorismo aos imigrantes presentes, ensinando métodos de se recolocar no mercado de trabalho e a importância de continuar estudando e aprendendo sobre a cultura local, para que isso ocorra da melhor maneira.
O gestor do projeto, Roberto Fermiano, foi entrevistado pela Rede Paranaense de Comunicação - RPC para dar detalhes do projeto e dos nossos incentivos a realizar a ação.
Nossos planos não param por aqui, juntos somos capazes de fazer muitos mais sorrirem, a Dental Uni apoia e patrocina projetos em prol da saúde e desenvolvimento social. Juntos podemos mais, #oMundoPodeSorrir.
Refugiados no Brasil
196 pessoas